domingo, 31 de maio de 2015

Em defesa de Yoko!

Desde criança, ouço meus pais, em especial meu pai fã de Beatles, dizer que por culpa da Yoko a banda se separou. Cresci ouvindo isso, lendo isso e eu como fã incondicional de Beatles sempre a culpei, embora meu Beatle preferido não seja John Lennon (meu Beatle preferido é Ringo Starr). O nome Yoko frequentemente é utilizado como analogia para a namorada do cara que faz ele se afastar dos amigos (as) ou que "manda" no cara. Eu mesmo já chamei algumas garotas de Yoko, mas.....

Ultimamente tenho refletido se realmente Yoko é essa mulher ruim que fez seu amor deixar a banda para se dedicar a ela. Se realmente é mulher, esposa, namorada separatista que sempre ouvi dizer que era. Vejamos:

Yoko conheceu John quando ele visitou uma exposição dela em 1966. Lennon financiou então sua próxima instalação, Half-A-Room, uma peça intimista e melancólica: um quarto de casal completamente branco, com a mobília, também branca, cortada ao meio. Ono comenta que a inspiração para a instalação ocorreu quando acordou certo dia e notou que Anthony Cox, seu ex-marido, não estava lá, não havia voltado na noite passada, deixando uma sensação de "estar pela metade".

Em 20/03/1969 os dois se casam.


Estavam vivendo uma história de amor, era óbvio que John iria dar mais atenção a ela. Meu amigo Márcio de Aquino certa vez me disse quando o questionei sobre a "culpa" de Yoko: "Késia, não é justo atribuir a Yoko a separação dos Beatles. Já havia um grande desgaste na relação entre os componentes da banda, principalmente entre John e Paul. George também se ressentia, por se sentir preterido como compositor, em favor das músicas de John e Paul. A presença de Yoko, sem dúvida acelerou esse processo, pelo fato de John tratá-la como um quinto beatle, e ela, por sua vez, não ter tido na época a humildade de saber que jamais poderia ser colocada naquela posição. Mas creio que mesmo sem a presença de Yoko, o fim da banda era inevitável"

Fico aqui imaginando quanta culpa, ansiedade e quanta coisa ruim ela deve ter lido, ouvido, sendo considerada a vilã de tudo. Recentemente, em 2012 o próprio Paul a inocentou por tudo. O que o incomodava era a presença constate de Yoko nas sessões de gravação dos Beatles. Paul disse: "Ela certamente não separou o grupo, o grupo já estava se separando".



Penso que quando um cara encontra uma mulher que o faça feliz as prioridades mudam. E claro, da mulher também. Não gosto de amigas folgadas, amigos que acham que o cara tem a mesma vida de solteiro. Mais chato e feio é ouvir piadinhas de que você é a Yoko. Como disse, ela não teve culpa de nada e se a relação de amizade diminuiu, é porque estava desgastada.

Yoko, hoje realmente te enxergo de outra maneira!



Nenhum comentário:

Postar um comentário