domingo, 29 de abril de 2018

Normal ou Cesárea: O importante é ser MÃE!

Essa semana publiquei em meu Facebook a seguinte frase: "Doula não é Médico! Mtas vezes cesarianas são necessárias! - “Mantra” pro final de gestação! (Por um mundo onde não julguem quem faz esse tipo de parto amém!)"

Fiz essa publicação após ler inúmeros artigos a respeito do parto da Duquesa Kate Middentlon, sim a esposa do Príncipe Willian que na última 2ª feira pariu seu 3º filho de parto "normal" e, segundo a imprensa, 07 horas após o parto já estava bela e plena em sua casa. A foto dela apresentando o bebe aos súditos gerou memes, elogios aplausos e tudo mais e, o que eu abomino, comentários, questionamentos e comparações (oi?) com a realidade de nosso País! Inúmeras mulheres a colocaram num pedestal!

Estou grávida de 07 meses e meu Obstetra já foi categórico: "É Cesárea, você tem miomas!" Vou deixar de ser mais mãe ou menos mãe por causa do tipo de parto? Ultimamente tenho visto um movimento enorme sobre parto normal ou natural (banheiras, em casa, piscina) crescer e muitos hospitais colocando vidas em risco por causa de indicadores da ISO para que mulheres aguardem quase 20 horas para parir de forma normal. E quando digo, NORMAL me refiro aquela mulher que chega ao hospital, casa de doulas e mal espirram a criança nasce, sem intervenção de soro.

É óbvio que esse parto é saudável, tem suas vantagens, mas até quando vão nos criticar por optar por cesariana? Vale a pena sofrer 15 horas e não conseguir parir de forma normal? Sinceramente, isso nunca foi meu sonho. A seguir, resumo de algumas histórias de mulheres que conheço que, ou fazia cesária ou a vida delas e do bebe corriam risco:

1 - Ficou indo e vindo da maternidade por 05 vezes durante a madrugada, até que resolveram interna-la e esperar a hora da criança. Após 15 horas, ela começou a passar mal e correram com a intervenção cirúrgica. ISO em 1º lugar né mores?

2 - Esperou 07 horas pelo parto natural, criança fez coco quando estava nascendo, foi direto para UTI, risco de infecção.

3 - Mora nos EUA, 20 horas de dor, pressão caiu, cesárea de emergência, entrou em sepse quase morreu.

5 - Aguardou até a 41ª semana, bebe não nasceu. Médico deu duas opções: Ou nasce de cesariana OU você assina um termo de responsabilidade pelos riscos que corre.

E cada vez que leio comentários: "Eles (Obstetras) nos assustam, sabemos que pode nascer até a 42ª semana" - "Não querem ter o trabalho de ficar aguardando" - "Doula entende a gente", etc só penso: O cara faz 06 anos de Medicina, mais 02 de Residência, e no meu caso, ele é Professor no curso de Medicina na Unesp e vem a mulherada querer saber mais que eles?

Respeito a opção de quem opta pelos partos naturais,  normais, porém, não vejo a recíproca por parte de quem defende a cesariana, pelo contrário, só vejo críticas.

E para finalizar, não dá para comparar o acompanhamento, atendimento e pior, a Saúde, estrutura e Hospitais Britânicos com o que vemos no Brasil, e digo isso com conhecimento de causa. Lá, toda realidade é beeeeem diferente! Então, não sejamos hipócritas!






Um comentário:

  1. Oi Késia!
    Muito bom o que vc escreveu.
    Até porque as pessoas se preocupam com coisas que não os interessam, a vida alheia.
    Ser mãe não quer dizer que tem ou não que esperar pelo parto normal ou decidir pela cesária.
    Fiquei grávida 3 vezes mas, somente duas foram até o fim.
    Na primeira esperei pelas dores que chegaram qd eu já estava entrando na 42° na hora do parto a pressão subiu e tiveram que fazer a cesariana. Sofri antes e depois. Na última esperei até o tampão sair p ir ao médico. Quando cheguei fui logo dizendo: quero cesária e ponto.
    O fato de se escolher o modo de ter o seu filho não interessa até porque a verdadeira mãe é aquela que cria, que se doa durante a criação de um ser.
    O parto normal na minha opinião não o é. Vc sofre antes e depois até 3 ou mais dias. Para sentar incomoda, para defecar então é um medo e sacrifício só. (Digo isso porquê qd tive que tirar o útero e ovários foi por baixo e incomodou muito depois.) Na cesária vc pode até não sentir dor na hora mas, depois...São 10 dias de incômodo e depois sente arder um pouco. Mas qd volta a vida sexual no meu caso foi melhor do que depois dos pontos em baixo.
    Acho que tem outras coisas com que se preocupar mais como: os seios, a amamentação, as cólicas Se aparecerem, as visitas desagradáveis antes de um mês ou fora de hora.Isso é outro assunto que os pais precisam conversar antes do nascimento.
    Cada mulher tem sua natureza, cada caso é um caso, e a vida é do casal de mais ninguém.
    A adaptação é muito importante para o casal e o bebezinho.
    Tds têm que respeitar.
    Ter parto normal ou cesária é uma escolha pessoal,tem que deixar o coração e a intuição ajudarem na escolha e nunca esquecer de que Deus está a frente de td.
    Beijo no coração.
    Shirlei Borges

    ResponderExcluir